domingo, 30 de agosto de 2009

Pensamentos 'Confúcio'


Se te censuram por ser quem és, não mude: ignore-os apenas. Se te criticam porque és justo, não mude: sinta-te feliz por não ser mais um robô.

Ah! Sortudos aqueles que nasceram no tempo dos meus avós. Onde os pais eram o centro do universo e não um enfeite descartável.

Não te sintas menosprezado por saber demonstrar teus sentimentos. Mostre tua melhor face aos outros e talvez sejas retribuído. Abra teu melhor sorriso e vista tua alma de luz e esplendor. Assim talvez possas resgatar um pouco da humanidade que foi perdida. Quem me dera pudessem todos crescer com espírito juvenil e assim permanecerem até o tempo dos meus aspirantes a netos.

O melhor momento para refletir é quando lembramos que bate um coração em nosso interior. Ser sábio não é saber todas as coisas do mundo e sim, saber a hora de contestá-las. Não deixe que te julguem como insano por ter tuas próprias idéias: julgue-os como alienados por não defenderem o que acreditam, por não conseguirem distinguir o bem do mal.

Não penses que por fazer o bem tu serás um santo, pois santos não existem. Mas anjos caminham conosco. Não te sintas inferior a ninguém, pois só há uma pessoa acima de nós. Não deixe que te empurrem de um penhasco, trace teu próprio caminho e plante árvores nele. Quando chegar ao final de tua caminhada, quando estiver cansado, poderás colher os frutos de tua conquista.

Trate teus inimigos como amigos e aos teus amigos como irmãos. Faça o melhor a ti mesmo. Ame o teu amor com a força de uma borboleta. Embora pareça frágil, não te enganes: com suas asas, ela pode chegar a lugares inimagináveis.

Não temas a morte: temas uma vida sem amor. A morte, depois de uma longa vida de afeto, se torna apenas um rito de passagem. Se tu já tiverdes morrido e ainda assim não aprendeste, então não morrerdes o suficiente. Morras quantas vezes forem necessárias. Quem sabe numa dessas alcançarás o paraíso? Não temas um amor sincero, temas um falso beijo.

Abandones as futilidades do mundo e te refugies na natureza: lá encontrarás o verdadeiro sentido da vida. Não guarde mágoas em teu coração: se essas se acumularem, podem acabar implodindo-o. O primeiro vôo é sempre o mais difícil, mas também o mais belo e excitante.

Amigos não são brinquedos que tu podes encontrar em alguma loja. Por isso trate-os como tesouros, pois nem ouro tem tal valor.

Pedras são essenciais para amadurecermos e aprendermos a lidar com nossos obstáculos e superar as tentativas frustrantes de nos reerguer. Levante todos os dias e ame-os como se fossem os últimos de tua existência. Não lute com a guerra: abrace-a e diga que ela poderá se tornar paz.

Ah! Quisera eu ter o vigor da juventude e a pureza de uma rosa. Sonhos nada mais são do que estímulos para nos sentirmos imortais e invencíveis. Afinal de contas, ninguém pode tomá-los de ti. Depois de um tempo tu entendes as sutis inconstâncias da vida e aprendes que não se podem comprar sentimentos. Inclusive que palavras são ditas naturalmente e não impostas. Paciência... Lordes e escravos unidos num só manto... Quem sabe um dia?

Quem me dera ser dono do mundo... Pintaria ele com as cores mais belas do arco-íris. Ultrapassaria as fronteiras da imaginação e plantaria singelas flores em teu coração. Não, não conseguiria realizar tal façanha, eu sei... Mas nunca deixarei de sonhar em preto e branco...

Ah! Como é bom ser um poeta... Este é apenas meu modo de pensar!

27 comentários:

  1. linda manaaaaaaaaaaa

    amooooooo ♥

    ResponderExcluir
  2. muito show o post, adorei, são ótimas dicas pra que tá "confucio" kkkkkkkkk!!!!
    Beijosssss da * Poderosa *
    http://mundodapoderosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. obg gentee :D Adoreiii poderosaa! kkkkkkkkkkkkkkkkk beijocas :D

    ResponderExcluir
  4. Haha, sim para quem ta "confucio"
    tira toda a confucionn da cabeça,
    você não é a dona do mundo bia,
    mais é a filha do donoo
    não se esqueça disso

    ResponderExcluir
  5. Aii que lindo, me identifiquei MUIITO com esse texto.. acho que estou nesse momento a vida !
    Perfeeito ;)
    Beeeeeeeijos, emo !

    ResponderExcluir
  6. Obggg gente :D com certezaa Ronny, somos todos filhos dele \o

    ResponderExcluir
  7. Um ótimo texto que vale a pena ler mais de uma vez, proporcioa boas reflexões principalmente sobre como devemos lidar com os acontecimentos mais duros da vida, as vezes é apenas uma questão de ponto de vista.
    Os sonhos nunca morrem. Eles são como as nuvens do céu que mudam de forma, se movem e dão espaço para o sol brilhar.

    ResponderExcluir
  8. Obg Marcuus :D com certeza, os sonhos são a razão de ainda estarmos vivos :)

    muito obg pelo comentário!

    beijooos :)

    ResponderExcluir
  9. "Não lute com a guerra: abrace-a e diga que ela poderá se tornar paz."

    Isso resume bem o que a gente tá vivendo atualmente, só que forma contrária. Cada vez mais a coisa piora, são poucos com muito, e muitos com pouco, e ninguém faz nada, fica na quietude, esperando que as peças se movam sozinhas. É como você disse, não sejamos robôs, e sim, nós mesmos.

    Muito bom o blog, to seguindo já ;)

    beijo =*

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post e é por essas e outras que digo "Penso, logo, escrevo"

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Deco, com certezaa, o que faltaa nas pessoas é um pouco mais de humanidade... agimos como se fossemos irracionais, animais prontos a se devorar, isso é lamentável :/

    obg peloo comentário... obg ronaldo :)

    :*

    ResponderExcluir
  12. Cada parágrafo leva a reflexões outras que não caberiam no formato de um comentário. Contudo, logo de início vemos questão mais de lógica, por exemplo, não devemos mudar o que somos pra agradar aos outros, simplesmente porque os "outros" são muitos e agradar a um grupo vai ser desagradar a outro, o que viraria um ciclo interminável.
    Sobre o risco de viver sem amor, terminaria citando Vinicius de Moraes, que nos momentos finais de sua vida disse:

    "Não tenho medo da morte, tenho saudades da vida..."

    Nocivo

    ResponderExcluir
  13. Obg Nocivooo, eu tb tenho muitaa saudades da vida :/

    beiijoocas :D \o

    ResponderExcluir
  14. Logicamente não devemos mudar pra agradar ninguém. Quem realmente gosta da gente vai se agradar com o que somos. Uma pessoa legitima e fiel aos seus princípios e ideais é, acima de tudo, autentica. na verdade essas questões de mudança são repetitivas, mas sempre vale a pena dar uma lembrada que: "Seja como for, seja você, tudo melhora, você vai ver"

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Você começou com um argumento e durante o desenvolver, acho que ele fugiu um pouco.
    E se tornou outra coisa.
    Sinseramente, gostei até a metade :)

    Renan Sparrow

    ResponderExcluir
  17. obg Biiia, ctz, temos que ser originais :)

    valeu Renan :)

    ResponderExcluir
  18. Amei amei amei¹²³...
    Precisamos refletir sobre o que estamos fazendo com nossas vidas!!!
    Estamos dando valor no que realmente não se tem valor pra adquirir uma vida digna,rica e feliz!
    Levo comigo tres frases que li e nunca mais esqueci,como o seu texto ficaram em minha mente:"Mais do que máquina precisamos de humanidade,mais do que inteligência precisamos de afeição e doçura" CHARLES CHAPLIN
    "Embora ninguém possa voltar atras e fazer um novo começo,qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"..."Plante amor e paz e a vida lhe trará colheita de paz e amor"CHICO XAVIER
    Façamos de nossas vidas,vidas de verdade!
    Beijos!!!♥

    ResponderExcluir
  19. Me dei vontade de sair correndo, cabelo ao vento e viver, viver, viver.

    Amei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. obg gentee, Suzi vc disse tudo... vamos amar mais e ser amados :)

    ResponderExcluir
  21. Ae amiga, fazendo sucesso já ;p
    Mas enfim... adorei essa parte:
    "Não deixe que te julguem como insano por ter suas proprias ideias: julgue-os como alienados por não defenderem o que acreditam"
    É uma parte q eu concordo plenamente... hoje em dia se vc pensa com o seu proprio cerebro e tem suas proprias convicções acaba sendo taxado de louco, de estranho. Mas acho q não seguir os pensamentos já feitos é muito mais inteligente!

    ;*

    ResponderExcluir
  22. concordo plenamente... ser original é tudoo :)
    kkkk :**

    ResponderExcluir
  23. Gosteeei muito,vc arrasa! :D
    continue treinando a escrita! beijoss

    ResponderExcluir
  24. Esse poema é uma ótima reflexão para levarmos no dia-a-dia! PERFEITO! :***

    ResponderExcluir
  25. *_*, obggggggg mamiis, *_* amo muito vc ♥

    ResponderExcluir